sábado, 16 de agosto de 2008

Ajuste da densidade correta de peixes no aquário por Dr. Rodrigo Mabilia

fonte da foto : http://olhares.aeiou.pt de Adir Luis Ferreira

Ajuste da Densidade correta de Peixes em Aquários
Rodrigo G. Mabilia
Na hora de montarmos um aquário sempre devemos pensar nas espécies de peixes que gostaríamos de criar. Nosso aquário deve ser dimensionado de tal forma que não restrinja as condições de bem estar animal. Pense sempre nisso ! Bem estar animal.
O Alerta - Aquários do tipo bola, ou seja lá o sinônimo que for, não são adequados para criarmos nossos peixes. Da mesma forma, devemos ter muito cuidado na escolha de uma Beteira muito pequena para o peixe betta. A restrição de espaço sempre torna instável um ambiente aquático e acarreta problemas aos peixes.
No caso do peixe Betta, na maioria das vezes, só percebe-se quando há doença, mas devemos saber que os problemas surgem muito antes disso através dos efeitos crônicos do estresse.
Outro exemplo de um erro freqüente é a criação de Caudas-de-véus e Carpas coloridas em aquários sem estimarmos o tamanho adulto desses peixes. Quando filhotes (alevinos) é fácil sua criação em aquários, mas com o passar do tempo o aquário torna-se insuficiente. Na maioria das vezes essa limitação do espaço acaba por não permitir que esses peixes atinjam a idade adulta.
Como criar kingyos e carpas num aquário ?
- Há uma possibilidade real de criarmos kingyos num aquário com um bom sistema de filtragem instalado e um grande volume de água por unidade de peixe. Essa possibilidade é plenamente viável para kingyos, mas não se repete para as carpas. As carpas ornamentais devem, obrigatoriamente, ser criadas num lago de jardim, salvo a existência de um aquário tanque.
Consulta ao Lojista - Existem muitos meios de buscar informações para um correto dimensionamento de um aquário: desde a orientação de um lojista especializado até o acesso a livros e internet.
O mais adequado, ao menos como orientação primária, é buscar a orientação de um lojista especializado. Essa orientação pode ser obtida já no momento da compra do aquário, acertando detalhes do dimensionamento, iluminação e o sistema de filtragem mais adequado.
Determinação da densidade de peixes de um aquário
- Nesse breve artigo procuramos disponibilizar uma regra básica generalista, para que você possa determinar a quantidade de peixes que seu aquário suporta. Essa regra oferece uma boa precisão, sendo uma compilação e revisão de uma série de outras regras que já foram disponibilizadas ao longo dos anos para os aquaristas e criadores. É atualmente uma regra colocada em prática na criação de peixes ornamentais existente na Estação de Piscicultura da ULBRA/RS (Universidade Luterana do Brasil).
Cálculo da Densidade de Peixes para Aquários Unidade de medida: comprimento de peixe/L Peixes de pequeno porte (2 a 5cm).......................0,5 a 1 litro de água para cada cm de peixe. Peixes de pequeno porte (5,1 a 9,9 cm)................1,1 a 2 litros de água para cada cm de peixe. Peixes de médio porte (10 a 13,9 cm)...................2,1 a 3 litros de água para cada cm de peixe. Peixes de grande porte (acima de 14 cm)..............3,1 a 4 litros de água para cada cm de peixe.
Flexibilidade da Regra
- Quanto mais eficaz o sistema de filtragem mais peixes podemos colocar num aquário.
- Quanto menor o intervalo de trocas parciais de água mais peixes podemos colocar num aquário. - Quanto maior o percentual de renovação de água mais peixes podemos colocar no aquário.
Considerações Finais
- Pelo fato de existir uma flexibilidade explícita sobre essa regra, há muita margem para que o aquarista faça ajustes sem comprometer a estabilidade do equilíbrio aquático e bem estar de seus peixes. Nisso, deve prevalecer o bom senso e uma boa técnica sempre respeitando as exigências e preferências de cada espécie de peixe que pretendemos criar.
Consulte sempre lojistas especializados e uma boa leitura para te ajudar a tomar a decisão correta.
Use a regra !
Faça uma avaliação sobre a densidade de peixes que você possui no seu aquário !
Use o bom senso, revise sua técnica, e interprete os resultados.
Artigo gentilmente cedido ao Aquablog pelo amigo Dr. Rodrigo Mabilia, uma das maiores autoridades em Nutrição e Patologia de Peixes Ornamentais do Brasil.
Nota do Aquablog : Essa regra de povoamento, evidentemente não se aplica aos aquários densamente plantados, estilo nature aquarium ou holandês, cuja atração principal são as plantas e os peixes adquirem papel secundário. Nesse tipo de aquário o controle de nutrientes em excesso (sobras e dejetos) devem ser reduzidos ao máximo e ter um controle rigoroso.

Nenhum comentário: