segunda-feira, 11 de agosto de 2008

I - Curso - Lagos de Jardim

Lago de Flávia de Urgal - Assis - SP
Este Curso encontra-se dividido em 8 partes distintas é uma adaptação de um curso sobre lagos de jardim com mais de 200 slides de nosa autoria, sendo a 8ª parte de autoria do meu amigo e também Consultor Técnico Eiti Yamasaki .
Por que construir um Lago de Jardim ?
1 - Denotam sensibilidade e bom gosto .


Lago de Flávia de Urgal - Assis - SP 2 -Valorizam imóveis e empreendimentos com seu aspecto paisagístico, simbolizando a fartura e o equilíbrio, de acordo com a sabedoria oriental .
Lago de Flávia de Urgal - Assis - SP 3 - Excelentes locais para meditação, repouso, lazer e entretenimento.
Lago de Flávia de Urgal - Assis - SP 4 - Ótimo local para reuniões informais . Tipos de Lagos (formatos) : Lagos Formais – seguem padrões e formas básicas (círculo, quadrado, retângulo, etc...)e os materiais de acabamento externo apresentam uma disposição homogênea. Lagos Informais – Sem formato definido – Adaptáveis. Em geral fazem parte de um arranjo paisagístico. Podem ser externos (ao ar livre) ou internos (em ambientes confinados . Onde construir: 0 Local deve ser plano, não estar situado em faixas de terrenos próximos à barrancos íngremes ou à montante de construções como residências ou calçadas . Não devem estar muito próximos a árvores de grande porte cujas raízes poderiam danificar-lhe as estruturas, além da grande quantidade de folhas que gerariam excesso de matéria orgânica no mesmo, um irresistível convite à presença de amônia e algas . O aspecto geológico do terreno também deve ser avaliado . O ideal é um solo firme que não seja muito arenoso e nem alagadiço . Não deverá situar-se também em locais que foram objeto de aterro por entulho, devido á presença de gases no subsolo que poderiam danificar-lhe á estrutura . É necessário prever a incidência direta de raios solares, dando preferência aos raios matinais para um melhor controle de algas. As paredes externas do lago deverão ainda possuir uma pequena elevação em relação ao solo a fim de que as águas pluviais não possam adentrar o lago . Devemos observar também para que não ocorra a presença de telhados que desagüem por sobre a superfície do lago, o que traria muita sujeira e impurezas para o mesmo . No desenho acima observamos um lago com diferentes profundidades . O contorno marrom mostra a área onde foi feita a escavação .Podemos observar também na existência de diferentes profundidades à escavação em degraus (que no caso de lago de lona auxilia a estabilidade estrutural e o acabamento final), uma vez que os pedras alí depositadas que emergem de dentro do lago ajudam a esconder a parte da lona que fica para fora do lago. As setas indicam o processo de captação e retorno da água que passa primeiro por um filtro uv e depois por um filtro mecãnico biológico impulsionada por uma bomba submersa que fica no fundo do lago . A saída da água do filtro ajuda a formar uma pequena cascata . Otimização de Capacidade : Sempre que falamos em Lagos circulares estamos trabalhando com diâmetros e se você possui um diâmetro de 2,00 m, por exemplo, com certeza possui uma área de 2,00m x 2,00m = 4 m², vc. tem para construí-lo, certo ? Se é assim, por que não construí-lo num formato quadrado ou retangular? Você ganharia muitos litros, utilizando praticamente a mesma área . Observe que um lago circular com diâmetro de 2,00 m e profundidade de 50 cm. possuirá 1.570 litros, enquanto que um lago quadrado medindo 2.00x2.00m e profundidade de 50 cm. possuirá 2.000 litros . Haverá portanto, um ganho de 430 litros, o que é bastante substancial , representando 21,5 % do volume total de capacidade .
Citação:
Resta lembrar no entanto, que um lago com formato circular possui melhor circulação de água , o que facilita os esquemas de filtragem . Alguns autores afirmam que tanques circulares podem ser autolimpantes. Alegam que quando a água se movimenta em torno do tanque, as partículas sólidas são conduzidas para o centro do tanque onde deverá estar situado o sistema de captação de água pra filtragem . Segundo opiniões técnicas este tipo de tanque deverá possuir um desnível de 1:50 (2%) na parte central (mais funda) , a fim de que as particulas a serem filtradas acumulem-se alí por gravidade . A boa movimentação de água, aliada a uma melhor oxigenação e menor contato dos peixes com as laterais do tanque também são muito apreciadas em tanques circulares. fonte : Tanques Circulares - site Peixe Bom/www.peixebom.com.br Profundidade de um Lago : Lagos de jardim devem ter profundidades diferentes, variando de 50 cm. a 80 cm. ou 1 metro . Pecilotermia – adaptação e saúde dos peixes (os peixes são animais de sangue frio e procuram zonas diferentes de profundidade durante as variadas horas do dia/estações, a fim de buscar a temperatura ideal da água para seu corpo . Grandes rochas ajudam a atenuar quedas bruscas de temperatura ocorridas durante o ano, em lagos ao ar livre . Plantas necessitam de profundidades diferentes para um pleno desenvolvimento Lagos escavados com degraus auxiliam o controle da pressão exercida pela água e é vital em lagos “forrados” no que diz respeito ao acabamento. Diferenças de profundidade auxiliam também no processo de captação de água para filtragem

Nenhum comentário: