sábado, 16 de agosto de 2008

II- Guia Ilustrado - Doenças Fungicas dos Peixes Ornamentais - por Dr. Rodrigo Mabilia




Caso clínico grave de doença fúngica associada com doença bacteriana. Visualização de da presença de ulcerações e hemorragias no tegumento. Fonte: Rodrigo G. Mabilia Outro caso de infecção fúngica externa com visualização bem característica com aspecto de tufos de algodão. Fonte: www.aquariumpharm.com


Exame Laboratorial – a coleta de material através de “claps”, ou raspados suaves que não prejudiquem os peixes é suficiente para a montagem de lâminas para visualização na microscopia. É possível identificar desde hifas até esporos ainda aderidos conforme segue as imagens abaixo.


Fonte: Rodrigo G. Mabilia
Fonte: www.protist.i.hosei.ac.jp
Prevenção: medidas preventivas correspondem basicamente com os cuidados da qualidade da água e uma dieta balanceada que contenha um rico complexo vitamínico. Termostato/Aquecedor: um bom sistema de controle da temperatura da água é essencial para previnir o aparecimento de doença fúngica, pois como já vimos anteriormente, quedas bruscas de temperatura causam uma baixa de imunidade.
Ultravioleta: o sistema de irradiação ultravioleta é apontado como a forma mais indicada para o controle e prevenção de fungos no ambiente aquático, pois impedem sua proliferação e transmissão de forma segura com altíssima eficácia.

Tratamento: o tratamento das doenças fúngicas consiste na melhoria das condições de qualidade de água, nutrição e medicação apropriada.
Artigo gentilmente cedido ao Aquablog pelo amigo Dr. Rodrigo Mabilia - uma das maiores autoridades em alimentação, nutrição e patologia de Peixes Ornamentais do Brasil.
Rodrigo G. Mabilia - Médico Veterinário, Msc. pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Breve Histórico:
2002/2006 - execução de Projetos e Assistência Técnica em Piscicultura Ornamental e Aquarismo pela DeltaSul Aquacultura ltda.;
2003/2006 - atuou no AQUAVET (Laboratório Integrado de Diagnóstico de Patologias de Animais Aquáticos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul);
2005-2006 - integrante da Equipe da AQUARIUM Alimentos e Acessórios para Aquarismo; 2003/2007 - Consultor, Professor e Responsável Técnico da Estação de Aqüicultura da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra-RS);
2006-2007 - Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul atuando na sanidade de Animais Aquáticos
* Rodrigo Mabilia atualmente é Médico Veterinário, Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura atuando na Divisão de Pescado no Estado de Santa Catarina.


Nenhum comentário: