sábado, 9 de agosto de 2008

III - Cultivo Prático de Plantas Aquáticas em Hidroponia




Como solução hidropônica, após vários testes, estou usando atualmente um produto para aquário marinho fabricado pela Mydor chamado "All in One" por recomendação de um químico amigo meu (trata-se de um mix de micro e macro nutrientes que adequa-se perfeitamente à minha necessidade e com o qual estou obtendo os resultados que voces verão a seguir - estou utilizando a dosagem recomendada para um aquário marinho) . Também já usei sais de um kit hidroponico encontrado em lojas de agricultura (uma mistura de 5 pozinhos para diluição em 1000 litros) e um fertilizante liquido NPK + micro nutrientes destes usados em jardinagem...no entanto, com o passar do tempo, percebí que algumas plantas "melam" ou "queimam" com essas outras misturas . A impressão que tive é que as vezes ocorria a precipitação de alguma substância contida na solução nutritiva - ficava um pozinho no fundo das bandejas - e as plantas queimavam (principalmente as Hemianthus) ou ficavam "meladas (pricipalmente as Glossostigmas)" . Obs : Não adianta utilizar fertilizante líquido para plantas de aquário, pois estes não contem macro nutrientes, assim como acho arriscado misturar macro e micro em soluções distintas (para quem não tem perfeito domínio de química) pois acredito que exista o risco de haver super dosagem e/ou precipitação de substâncias (os químicos de plantão que me corrijam) .
FOTO - Hemianthus Calitrichoides variedade cuba em hidroponia - acima
FOTO - Heteranthera zoosterifolia - em hidroponia - acima

FOTO - Glossostigma Elantinoides em hidroponia - acima

Um comentário:

Unknown disse...

OLá Lescan!meu nome é ronaldo e tenho acompanhado este teu projeto no forum....parabéns!Sou de sp e ainda não achei este all-in-one da mydor...já cansei de pesquisar na internet ....se puder me dizer onde vc compra eu te agradeceria muito.Meu e-mail é uehararau@pop.com.br ou uehararau@ig.com.br.Valeu!