sábado, 16 de agosto de 2008

III - Guia Ilustrado de Doenças Bacterianas em Peixes Ornamentais - por Dr. Rodrigo Mabilia

Lebiste com ascite atribuída a infecção causada por Aeromonas (também denominado de ascite infecciosa, hidropsia e/ou barriga d’água). Fonte: Rodrigo G. Mabilia
1 - Septicemias causadas por aeromonas
As bactérias pertencentes ao gênero aeromonas podem ser integrantes da microbiota dos peixes e encontradas em águas (ambientes aquáticos) ricos em matéria orgânica. As aeromonas causadoras de septicemias são ditas aeromonas móveis, uma vez que, são capazes de executar movimentos ativos graças a presença de flagelo. Inúmeras espécies de aeromonas são reportadas nos ambientes aquáticos, no entanto, poucas foram diagnosticadas como agentes causadoras de septicemias nos peixes.
No passado eram várias espécies, mas hoje restringem-se na nomenclatura basicamente a espécie Aeromonas hydrophila (antigamente classificada de Aeromonas punctata) e suas subespécies. As pesquisas científicas em torno da Aeromonas hyrophila e suas subespécies estão em estágios avançados tanto no Brasil como em outros países. O desenvolvimento de vacinas e o emprego da biotecnologia em favor de modernos métodos de diagnósticos avançam tamanha sua importância na aquacultura mundial. É um consenso que as infecções causadas por aeromonas móveis são consideradas oportunistas, ou seja, manifestam-se devido a existência de um desequilíbrio entre o meio ambiente aquático e o peixe. Temos que ter a consciência de que é a condição fisiológica de estresse (estado de baixa imunidade) que desencadeia esta doença.

Sinais Clínicos e Patogenia da Septicemia causada por aeromonas:
Os sinais clínicos da infecção por aeromonas móveis são vísiveis através de lesões da pele e nadadeiras. Estas podem progredir (ulcerar) e atingir a musculatura formando áreas de hemorragias e necrose. É o início da septicemia, onde a seguir surgem sinais mais graves como: olhos saltados (exoftalmia), distenção do ventre (ascite/hidrpsia/barriga de água) e presença de escamas eriçadas. É muito comum a presença de septicemia associada a viremia primaveril, portanto é necessário estar atento para diferenciá-las.
Ver artigo sobre Hidropsia/Ascite Infecciosa aquí no Aquablog .


Visualização de lebiste com dificuldade de nado e de manter-se na coluna de água devido ao avançado estágio da doença e conseqüente compressão da vesícula gasosa (bexiga natatória). Fonte: Rodrigo G. Mabilia
Catfish com infecção bacteriana. Detalhe do pedúnculo e nadadeira caudal com erosões graves, hemorragias, desfiamento. Este caso mostra que as septicemias, embora muito frequentes nos ciprinídeos, não é uma condição patológica exclusiva desta família. Fonte Rodrigo G. Mabilia

2 - Septicemias causadas por pseudomonas As infecções causadas por bactérias do gênero Pseudomonas tem como principal representante a espécie Pseudomonas fluorescens. Sinais Clínicos e Patogenia da Septicemia causada por Pseudomonas: as septicemias causadas por pseudomonas são tão graves, quanto as causadas por aeromonas, porém diagnosticadas com menor freqüência. Lesões de nadadeiras e pele são muito comumente associadas a Pseudomonas e variam de severidade, desde lesões localizadas com pequenas ulcerações até grandes áreas hemorrágicas com exposição de musculatura e até mesmo do esqueleto.

Visualização da infecção interna (septicemia hemorrágica) afetando todos órgãos internos. Fonte: Rodrigo G. Mabilia

3 - Septicemias causadas por edwardsielas As septicemias causadas pelas edwardsielas (Edwardsieloses) são atribuídas as bactérias Edwardsiella tarda e E. ictaluri. São consideradas enterobactérias podendo fazer parte da microbiota intestinal dos peixes. Ao modo do que ocorre com as aeromonas, as septicemias causadas por bactérias do gênero Edwardsiella também estão associadas à condição fisiológica do estresse em peixes. Outro agravante nesta mesma linha de raciocínio é a presença de águas quentes (24 a 28°C) e excesso de matéria orgânica que contribuem para o surgimento da doença. As septicemias causadas pela E. tarda e E. ictaluri são marcadas também por duas formas distintas de aparecimento: uma forma aguda e outra forma crônica.

Sinais Clínicos e Patogenia da Septicemia causada por edwardsielas: as lesões causadas pelas edwardsielas são marcadas por iniciarem sob a forma de pequenas lesões de pele. Estas lesões logo originam abscessos maiores na lateral do corpo. Estes abscessos são muito bem delimitados nas bordas, sendo que na porção central apresentam-se pálidos, volumosos e convexos. Carpas, Kingyos e catfishes são mais susceptíveis a estes agentes.

Visualização de início de abscesso causado por Edwardsiella com detalhe da linha em preto delimitando os bordos. Fonte: Rodrigo G. Mabilia continua na parte IV - Guia Ilustrado de Doenças Bacterianas em Peixes Ornamentais - por Dr. Rodrigo Mabilia

Nenhum comentário: