sexta-feira, 8 de agosto de 2008

III - Manual Básico de Cultura de Alimentos Vivos para Iniciantes

11 - Dáfnias
fonte : Adaptado do faq Comida Viva de Oleg Kiselev, Don Wilson, e Steve Bartling com Tradução de Miguel Figueiredo
As dáfnias são minúsculos crustáceos das espécies Daphnia pulex e D. magna sp. são provavelmente a comida ideal para pequenos peixes de água doce -- as dáfnias não morrem no aquário e irão comer lixo microscópico enquanto estiverem vivas. Aparecem em diversos tamanhos -- desde as dificilmente visíveis até às superiores a 3 mm. É uma fonte típica de comida de muitos peixes na natureza.
Criação:
As dáfnias podem ser criadas nos mais variados recipientes, desde pequenos aquários redondos até baldes do lixo de 100 litros. As criações dentro de casa podem ser alimentadas com restos de algas e sujeira aspirada do fundo do aquário, assim como fermento biológico, leite em pó, etc. O melhor alimento é a água verde.A água verde pode ser obtida usando fertilizante em água sem cloro. A água cheia de nutrientes é deixada exposta ao sol e dentro de semanas ficará verde graças aos esporos de algas transportados pelo ar.
Aquários de alevinos podem ser semeados com dáfnias. As dáfnias comem as bactérias que podem ser perigosas para os peixes e geralmente purificam a água. Os alevinos comê-las-ão quando crescerem.
Alevinos recém-nascidos podem igualmente ser adicionados diretamente a culturas de dáfnias (2 alvinos por litro) e irão alimentar-se a vontade. Porém, alevinos mantidos em aquários à sua medida e alimentados intensivamente irão crescer mais depressa.
Para apanhar as dáfnias pode usar-se uma rede fina.
Fontes:
Uma cultura pura de dáfnias pode ser obtida com criadores ou por correio.
As dáfnias podem também ser apanhadas em lagos com uma rede para plancton. Uma rede mais barata pode ser construida pelo próprio aquarista num sistema faça você mesmo. Costure uma rede cónica de malha fina, com um tecido fino semelhante às redinhas de artemia (tule, por exemplo)e prenda-a a um pedaço de arame dobrado em círculo. Coloque pesos num lado da moldura de arame e pendure-a num suporte . A rede pode ser lentamente arrastada atrás de um barco num lago onde se saiba que existem dáfnias. A moldura de arame manterá a boca aberta e os pesos irão agir como a cauda de um pipa impedindo a rede de rodar enquanto é arrastada. Esta técnica pode ser notavelmente proveitosa mas o aquarista deve tomar cuidado com os parasitas como a Hydra e diversos insetos carnívoros.

12 - Infusórios (microscópicos protozoários aquáticos) fonte : adaptado de faq de Oleg Kiselev, Don Wilson, e Steve Bartling Tradução de Miguel Figueiredo
Utilização: Alimentação de alevinos recém-nascidos.
Criação: Começando com uma cultura de água verde, junte, ao recipiente de cultura, matéria vegetal, como folhas de alface, de espinafre, etc. Bons resultados têm sido atingidos com vegetais cozidos que parecem desfazerem-se melhor. Quando os vegetais começarem a decompor-se as bactérias aparecerão inicialmente mas então os protozoários irão rapidamente aumentar de número, dado que se alimentam-se de bactérias. Atenção que culturas novas contêm principalmente bactérias, não infusórios. Se a cultura de infusórios for vigorosamente oxigenada (com um difusor e uma bomba de ar), o odor será minimizado. Se pretende manter a cultura por um extenso periodo então a cada 3 ou 4 dias deve aspirar a matéria orgânica que acenta no fundo e então substitui-la por novo substrato de cultura. O tamanho ideal da cultura depende de quantos infusórios são necessários. Um aquário de 50 litros rapidamente pode produzir quantidades prodigiosas de infusórios.
Uma forma eficiente de concentrar a cultura antes de usar é desligar a bomba de ar e colocar uma pequena lanterna do lado de fora do recipiente. Dentro de 15 minutos os infusórios começarão a formar nuvens em volta da luz ou poderão formar uma distinta camada leitosa na água, frequetemente logo abaixo da superficie. Podem ser visíveis minúsculos pedacinhos prateados de pó movendo-se agilmente pela água. As concentrações de infusórios podem ser retiradas com um sifão e colocadas no aquário dos alevinos.

13 - Larvas de mosquito - fonte : adaptado de faq de Oleg Kiselev, Don Wilson, e Steve Bartling Tradução de Miguel Figueiredo Pessoalmente não recomendo sua cultura devido aos perigos da dengue entre outras doenças transmitidas por mosquitos vetores que assolam nosso país.
Utilização: A maioria dos peixes adultos de espécies pequenas adora-as. Desde que os peixes sejam maiores que as larvas, irão comê-las. As larvas aquáticas de insectos voadores são o ingrediente principal da dieta de muitos pequenos peixes na natureza.
Criação:
Muito simples: Colocar um balde destapado ou outro recipiente grande no exterior. Lance pequenas quantidades de leite em pó ou um saco de nylon com pedaços de verduras para preparar a água e estimular o crescimento de infusórios, fonte de alimentação dos mosquitos. A água verde também funcionará bem. Algumas pessoas até usam esterco! Duas a três semanas depois haverá larvas na água.
Outro meio de cultura é usar um piscina de criança com uma pequena quantidade de verduras cortadas (sem herbicidas, por favor) para encorajar a água a ficar estagnada. Então espera-se que os mosquitos se reproduzam aí. Duas semanas depois um grande número de larvas poderão ser apanhadas com uma rede de peixes. Neste tipo de "cultura natural" deve-se apanhar as larvas furtivamente dado que elas mergulham para o fundo quando detectam movimento.
Outros métodos incluem encher um balde de água de lago de jardim (a água da torneira demora muito a ficar velha!) e adicionar então uma colher ou duas de solo, permitindo que acente durante alguns dias. Assim que as larvas começarem a aparecer pode-se usar uma grande rede de aquário passando a água de um balde para o outro e assim apanhando as larvas de mosquito que estiverem presentes.
O maior problema com estas técnicas é que os vizinhos podem não gostar da criação de mosquitos. Porém, providenciando para que todas as larvas possam ser capturadas antes de se transformarem em mosquito, um otimista poderia ver aí uma oportunidade de controlar a população de mosquitos, dado que os mosquitos já não se reproduziriam num charco onde o controle seria perdido.
Outro problema é que se você fornecer demasiadas larvas e os peixes não as comerem mais, poderá existir um aumento significatico da população de mosquitos na sua casa, dado que as larvas se transformarão em mosquitos.
14 - Cyclops - Os copépodos (cyclops) são crustáceos de pequeno tamanho, 2 a 5 mm. e costumam aparecer relacionados com a vegetação, movem-se a impulsos pela água, costumam ser de cor clara, embora existam de um vermelho muito acentuado. De qualquer modo são uma presa atrativa para os peixes. São
difíceis às vezes de separar da sujeira suspensa na água ou dos detrito do fundo, assim o comum é que entrem acidentalmente no aquário e durem pouco.
Algumas espécies parasitam as guelras, por isso é melhor coletar os de locais onde não existam peixes, assim nos asseguramos de que não são parasitas. O Cyclops, copépodo com um só olho, é utilizado em aqüicultura por suas boas qualidades. Em sua reprodução também produzem cistos resistentes, assim é fácil que ao molhar substrato de algum charco seco, eles apareçam em poucas horas.

15 - Minhocas Em todo o mundo, estima-se que existam cerca de 1.800 espécies de minhocas, ou mais de 3.000, incluindo-se as desconhecidas. fonte : adaptação de faq de Oleg Kiselev, Don Wilson, e Steve Bartling Tradução de Miguel Figueiredo Para alimentação de peixes médios e grandes (mais de 12 cm). Dica : Existem umas minhoquinhas que ultimamente estão sendo vendidas em lojas de aquário . Trata-se de uma espécie de pequeno porte e são ideais para esse tipo de criação voltada á alimentação de peixes ornamentais .
Criação: Para criar minhocas de forma fácil e barata:
Construa uma caixa de madeira (qualquer tamanho será bom, uma caixa maior implica mais minhocas). Residentes em apartamentos podem fazer caixas de, por exemplo, 30 x 30 x 20 cm.
Prenda a tampa com duas dobradiças baratas.
Perfure ou corte dois buracos de 5 cm na frente da caixa, de forma que a parte de baixo dos buracos toque no fundo da caixa. Isto é, os buracos ficam na parte da frente da caixa mas em baixo, fazendo uma perpendicular com a madeira do fundo.
Pinte a caixa com qualquer tinta de óleo para exterior.
Coloque um pequeno pedaço de rede plástica, muito fina, nos buracos que foram feitos. A rede é colocada na parte de dentro da caixa. Pregue a rede firmemente. A rede permitirá à caixa drenar mas não permitirá que as minhocas saiam. A caixa está completa.
Preparar a caixa para minhocas
Compre turfa suficiente, de uma loja de material de jardinagem ou de um viveiro de plantas, para encher a caixa (lembre-se que a turfa fica mais compacta depois de molhada). Pode ser fibra de casca de côco também. Coloque a turfa na caixa e ensope-a completamente. Remexa-a até estar uniformemente molhada. Arranje 6 tijolos. Coloque, fora da caixa, um tijolo em cada canto dianteiro e dois tilojos em cada canto traseiro para se a caixa se incline para a frente e possa escoar pelos buracos. Coloque um pires debaixo dos buracos para apanhar o que escorrer (a menos que a caixa seja colocada no exterior).
E agora, as minhocas :
Compre três ou quatro caixas das minhocas que encontrar numa loja de venda de artigos de pesca. Ponha as minhocas na terra .
Compre uma caixa de "Corn Flakes" (uma caixa pequena irá durar para sempre). Isto é tudo o que as minhocas precisam para uma nutrição adequada.
A cada três ou quatro dias espalhe uma camada ligeira de corn flakes em cima da turfa. Nota: antes de aplicar uma camada nova use um pequeno ancinho de jardim para remexer a turfa e para misturar os cereais deixados da refeição anterior na turfa.
Após cerca de um mês existirão literalmente milhões de minhocas de todos os tamanhos, desde minúsculas minhocas jovens até adultos. As pequenas minhocas podem ser usadas para peixes pequenos e peixes muito jovens enquanto as minhocas maiores podem facilmente satisfazer as necessidades de comida viva dos mais esfomeados peixes grandes.
Este é um infinitamente renovável recurso que é difícil de colher em excesso!
A turfa deve ser mantida úmida através da rega periódica. Não regue demais! Não deixe secar!Não use água com cloro para a rega. As minhocas morrerão DEPRESSA se a turfa secar. Felizmente a turfa retém água muito bem e regar raramente é necessário.
No nosso clima fará mais sentido preocuparmo-nos com o calor excessivo de verão. As minhocas não gostam de serem expostas ao sol direto no verão (serão mortas). Coloque a caixa numa zona sombria se for deixada no exterior.
Mantenha a caixa fechada, as minhocas gostam da escuridão.
As plantas de vaso adoram minhocas!
Os jardins adoram minhocas!
Os canteiros adoram minhocas!

Nenhum comentário: