sábado, 9 de agosto de 2008

IV - Cultivo Prático de Plantas Aquáticas em Hidroponia

Somente para entender a simplicidade do sistema, vejam que há um balde com água e solução hidropônica, onde encontram-se as bombas que jogam a água para a bandeja mais alta . A água escoa por gravidade, de bandeja em bandeja e retorna ao balde por uma mangueira que liga a bandeja mais baixa ao mesmo.
Gostaria de esclarecer que eu não comercializo plantas e faço isto apenas como experiência e popularização do hobby . As plantas produzidas neste sistema são doadas para utilização na montagem de aquários vitrine de diversas lojas do Brasil, com as quais mantenho relações comerciais (isso faz parte do meu trabalho) .Também não faço doação de plantas a particulares,ok ?
Vista geral do sistema em pleno funcionamento. O bujão de gás é do fogão da minha mulher e não tem nada a ver com o sistema, ok ? (muita gente já me perguntou isso!)
Nessa foto vemos nitidamente a maneira que cada bandeja se comunica .
Essa foto mostra quando reiniciei o cultivo (partindo do zero) através da introdução de novas mudas . Todas as plantas produzidas anteriormente foram doadas a pessoas com as quais tenho relações comerciais ou utilizadas em montagens da Empresa. O cultivo teve que ser reiniciado, devido a uma peculiaridade das plantas : quando atingem a idade adulta e seu desenvolvimento pleno, essas acabam utilizando nutrientes em proporções bem menores, do que quando em fase de crescimento . Desta forma, a solução hidropônica acaba tornando-se concentrada demais para a cultura, prejudicando-a, afinal, da mesma forma que a falta de nutrientes, também o excesso tende a prejudicar as plantas . Em minhas observações pude notar que algumas plantas simplesmente "melam" e/ou apresentam clorose e/ou necrose nesse estágio . Isso em geral ocorre após a floração . Concluí portanto, ser este é o momento de se fazer a colheita e reiniciar o plantio. Seguem abaixo fotos de uma nova geração de plantas produzidas pelo meu sistema hidropônico :

Nenhum comentário: