segunda-feira, 11 de agosto de 2008

VII - Curso - Lagos de Jardim

Um fato interessante deste processo todo, ao qual denominamos Ciclo do Nitrogênio é que somente após a conversão da amônia em nitrito por parte das nitrossomonas é que as nitrobacters tornar-se-ão ativas, convertendo o nitrito em nitratos .... Já ví gente por aí dizendo que em 1 semana um aquário pode ter pico de nitrito...isso é um completo absurdo, tendo-se em vista que o processo todo dura cerca de 40 dias, sendo que nos primeiros 20 dias é normal que haja picos de amônia e somente depois disso, as nitrobacters processarão a amônia em nitrito e o níveis deste composto nitrogenado começarão a crescer .... Agora que já sabemos como ocorre o ciclo do Nitrogênio e como atuam às bactérias Nitrossomonas e Nitrobacters, resta sabermos que estas bactérias já existem naturalmente na água em alguma quantidade, aumentando conforme a disponibilidade de amônia ou nitrito. Tais bactérias, necessitam sempre de superfícies de contato para fixarem-se ...quanto maior a área de superfície de contato, maior será o número de bactérias . Além disso elas são aeróbicas, conforme já vimos . Ou seja, necessitam de 02 para desempenhar sua função. Desta forma, foram criados diversos tipos de mídias filtrantes para colonização de bactérias. Dentre elas podemos destacar as bio balls, os rings de cerâmica e os rings de vidro (siporax) .
Bio Balls - Seu desenho peculiar abaixo oferece superfícies de contato para a colonização de bactéria que farão a filtragem biológica . Necessitam no entanto de fluxo gotejado, pois não possuem porosidade .
Siporax Este material é simplesmente uma maravilha tecnológica já utilizado pela NASA para absorver compostos nocivos excretados pela urina dos austronautas. Após isto, seu uso passou a ser difundidido também no aquarismo. Para se ter um idéia do poder de fixação de bactérias do Siporax, basta dizer que um litro apenas deste produto tem a superfície de contato de uma quadra de tenis, ou seja 270 m² e equivale a cerca de 770 bio balls ou 34 litros de cerâmica comum . Pode ser utilizado em qualquer tipo de filtro de água doce Possui um poder de fixação de bactérias 34 vezes superior a qualquer outro material cerâmico considerado top de linha . . São cilindros de vidro expandido, com poros ultra pequenos e numerosos, que proporcionam uma incomparável superfície para fixação de bactérias . Devido aos tipos de poros existentes , Sera Siporax , desenvolve tanto bactérias aeróbicas como anaeróbicas proporcionando assim a remoção simultânea de nitritos e nitratos . Para explicar melhor este processo de eliminação de nitratos, num processo chamado desnitrificação, teremos que entender o tipo de porosidade apresentada pelo produto. Ocorre que esta porosidade dá-se em forma de túneis que se intercomunicam . Isso faz com que no interior desses túneis, ocorram zonas praticamente anóxicas, com taxas de oxigenio inferiores 1 mg/l, ambiente propício para a ação de bactérias anaeróbicas (que fazem a conversão do nitrato em nitrogênio gasoso) . Pode ser usado de forma submersa.
Embora inferior ao Siporax, no que se refere à superfície de contato para a colonização de bactérias e com menor intercomunicação das porosidades (túneis) existentes em seu interior, os anéis de cerãmica oferecem-se como alternativa mais barata para a colonização de bactérias. Podem ficar submersos porque a água não invade totalmente os poros existentes.

Filtragem UV
Como eliminar a água verde ?
A filtragem por radiação ultra violeta destina-se principalmente a acabar com as algas de lagos que sofrem explosões das mesmas . Em geral a causa dessas explosões são luz solar excessiva, combinada com excesso de nutrientes e oxigênio . Este excesso de nutrientes pode ter várias causas, muitas delas já explicadas no decorrer deste Curso, tais como :
Excesso de alimentos,
alimento de baixa qualidade,
superpopulação,
liberação de fosfato por carvão ativado de má qualidade,
excesso de nitratos,
carreamento por águas pluviais de elementos orgânicos ou químicos que causem alterações bruscas na água e alimentam algas,
inexistência ou deficiência de filtragem mecânica,
má circulação de água,
incorreto dimensionamento de filtragem,
inexistência de plantas ,
poeira, folhas que caem sobre a lâmina, etc....
Poderíamos ainda enumerar diversos outros motivos que apontassem a causa deste esverdeamento da água....mas cada caso é um caso e nos estenderíamos demais tentando fazer isso... se quiserem se aprofundar no assunto, recomendo que leiam o artigo "A água do meu lago de Jardim ficou verde - o que fazer ?" aquí mesmo, nessa página, assim sendo, embora achemos que o correto seria procurar a causa do esverdeamento da água e tentar combate-la, existe uma solução definitiva e eficaz para isto, que além de combater algas, promove uma espécie de esterilização da água do lago , evitando o risco de doenças aos peixes . Trata-se do esterilizador ultra violeta .


Luz Ultra Violeta = "Tipo de luz consistindo de uma faixa específica de comprimento de onda. As lâmpadas utilizadas para produzir luz ultra-violeta, denominadas de bactericidas nas lojas de material elétrico, são concebidas ter uma faixa próxima de 254 nanometros, para produzir o maior efeito sobre o DNA de organismos vivos. Ela tem sido empregada para a desinfecção de água desde 1910. A eficiência da luz depende de diversos fatores, incluindo, potência, tempo de uso, limpeza, distância entre o bulbo e o organismo a ser morto, duração da exposição, e limpidez da água. Como um guia para avaliação, as algas e bactérias requerem uma dose de 15.000 - 30.000 mW-sec/cm2, enquanto os protozoários precisam de 45.000 mW-sec/cm2. A regra básica é de que quanto maior o patógeno, maior a dose requerida. Isso não se aplica a determinados virus. fonte :Glossário de Aquarismo http://www.peixebom.com.br/

Por esta definição podemos perceber que filtros ultra violeta devem ser dimensionados para as necessidades específicas dos tipos de organismos que desejamos eliminar . Outro ponto muito importante é que as pessoas não tentem construir estas engenhocas, pois uma breve exposição da retina (por segundos) à radiação destas lâmpadas, ainda que involuntária, provoca cegueira irreversível . A melhor coisa a ser feita é adquirir um filtro industrializado que segue em sua construção as devidas normas de segurança e manuseio para o usuário . Finalizando, não achamos conveniente alguns sistemas de integração de filtros uv com filtros de filtragem vertical . O sistema é bem simples . O filtro uv é encaixado em cima do tambor (filtro vertical) . A bomba submersa manda água primeiro para o filtro uv, que após atravessa-lo, segue por uma mangueira para o filtro vertical, passa pelas camadas filtrantes e retorna ao lago. Ao meu ver existe um problema aí : como a água passa primeiro pelo uv (com toda a sujeira tragada pela bomba submersa a filtragem uv não é satisfatória) . Filtro uv serve para matar microorganismos que não são retidos pela filtragem mecânica . Este excesso de sujeira em suspensão prejudica a filtragem uv. Também não é possível a colocação do filtro uv na saída do filtro vertical . Isto não funciona. O filtro uv precisa fazer com que a água passe numa velocidade x (bem mais lenta que o filtro vertical) e isto causaria o estrangulamento da vazão do filtro vertical, fazendo com que as bio balls ficassem submersas, perdendo-se a filtragem biológica .

Em minha opinião é necessário usar uma bomba dimensionada para a filtragem uv e esta bomba deve possuir um pré filtro de espuma antes da válvula de sucção, a fim de separar as partículas destinadas á filtragem mecânica, das algas e outros micro organismo . Deve também haver outra para a filtragem mecânica/biológica, esta obviamente, sem o pré filtro . Somente assim alcançaremos uma boa filtragem . Já em filtros pressurizados a coisa rola bem mais fácil, pois pelo fato de serem pressurizados basta ligarmos o sistema uv na saída do mesmo (obedecendo a vazão de 100 l/h por watt de uv - em lagos) que o problema estará resolvido.

Espero que tenham gostado do curso.

Um comentário:

ASTRID MATTHEIS disse...

Prezado Amigo,
Parabens pelo seu blog e suas materias. Estava messmo procurando algo de qualidade.
Desenvolvo projetos ecologicamente corretos veja< http//projetotaviva.blogspot.com
e no sitio (www.sitioalgodoes.com)estou desenvolvendo a criaçao de pxs em lagos naturais sasonais (aproveitando o lençol freatico aflorado 6 meses no ano) e em lagos artificiais com coleta de agua de chuva. Estou no meu 2 ano de trabalho obtive sucesso, porem estou esbarrando na manutençao da agua preciso mantela translucida -limpa... sem algas e etc.
Com certeza estarei entrando em contato para algumas consultas e tirar mais duvidas.
Estarei linkando o seu blog nos meus.
Atenciosamente,
Astrid Mattheis
Meu email: asmattheis@gmail.com