sábado, 9 de agosto de 2008

V - Cultivo Prático de Plantas Aquáticas em Hidroponia

Essa é a bomba utilizada na montagem. Trata-se de uma Quiet One 800 . A grande vantagem dessa bomba é que em caso de entupimento e falta de água no sistema ela continua trabalhando normalmente, até que a água seja reposta . Outra grande vantagem é a possibilidade de um controle "fino" de vazão que não apresenta oscilações a fim de que seja enviada a quantidade correta de fluxo de água para o sistema. Dando sequência ao meu projeto de cultivo hidropônico caseiro, reiniciei o cultivo (partindo do zero) através da introdução de novas mudas . Todas as plantas produzidas anteriormente foram doadas a pessoas com as quais tenho relações comerciais ou utilizadas em montagens da Empresa.
Conforme dito anteriormente, o cultivo teve que ser reiniciado, devido a uma peculiaridade das plantas : quando atingem a idade adulta e seu desenvolvimento pleno, essas acabam utilizando nutrientes em proporções bem menores, do que quando em fase de crescimento . Desta forma, a solução hidropônica acaba tornando-se concentrada demais para a cultura, prejudicando-a, afinal, da mesma forma que a falta de nutrientes, também o excesso tende a prejudicar as plantas . Em minhas observações pude notar que algumas plantas simplesmente "melam" e/ou apresentam clorose e/ou necrose nesse estágio . Isso em geral ocorre após a floração . Concluí portanto, ser este é o momento de se fazer a colheita e reiniciar o plantio. Dessa forma podemos ver com nitidez as células de green up que recebem as plantas .
Algumas plantas como a Rotala rotundifoia (foto abaixo) apresentam desenvolvimento tão exagerado, caso não sejam colhidas do sistema que acabam descendo até o chão. O grande inconveniente disso é que as mudas ficam grandes demais e a planta passa a não absorver mais a solução de maneira devida, tendo em vista já ter alcançado seu pleno desenvolvimento. O próximo passo nesse caso é a floração (com fins reprodutivos) e a posterior morte (lenta) da planta que acaba não recebendo luz em suas raízes que apodrecem aos poucos e podem contaminar todo o sistema. Uma solução viável para que isso não ocorra é uma poda agressiva(caso o aquarista não queira replantar tudo novamente) . Espero que tenham gostado.

Lescanjr

Nenhum comentário: