segunda-feira, 11 de agosto de 2008

VI - Curso - Lagos de Jardim

Em termos de filtragem vertical, já existem também no mercado filtros de maior porte indicados para lagos com medidas acima de 10.000 litros .Nestes filtros os resíduos sólidos e outras partículas podem ser retiradas sem mexer no material filtrante . O material filtrante com estrutura em favos de mel , a esponja e rochas de lava estão inclusos no filtro . Para aumentar ainda mais a eficiência do filtro pode-se adicionar Sera Siporax Pond na terceira câmara (tubetes brancos na ilustração) :

Filtragem em Zig Zag Princípio Hydro Vortex - estes filtros, em geral são utilizados para lagos bem maiores (acima de 50.000 litros) , construídos em alvenaria e podem situar-se acima ou abaixo da linha d'água. Quando ficam abaixo da linha d'água possuem em seu último estágio uma caixa de decantação onde uma bomba submersa impulsiona a água filtrada de volta ao lago, que por sua vez, transborda para um ladrão e escorre novamente para a entrada do filtro reiniciano o processo. No caso de estar acima da linha d'água, a bomba submersa fica situada dentro do lago, mandando a água para a entrada do filtro....esta água segue seu trajeto em zig zag , e sai na caixa de decantação onde transborda por gravidade de volta ao lago .Filtragem Pressurizada
Estes filtros possuem rings na parte biológica e devido ao seu formato peculiar (cônico) a parte de baixo realiza um efeito "ralo" criando um vortex que otimiza o filme que é criado nas superfícies de contato das mídias biológicas, favorecendo à formação de bactérias benéficas que controlam os compostos nitrogenados. Por trabalharem sob pressão, não precisam necessariamente ficar acima do nível da água, podendo trabalhar inclusive semi enterrados ou logo abaixo do lago - em casas de máquinas (respeitando-se os níveis de pressão interna) . ...funcional e esteticamente é perfeito . A água a ser filtrada é impulsionada por uma bomba submersa situada dentro do lago que atravessa uma mídia filtrante (de espuma ou plástico) localizada nas laterais do filtro (de cima para baixo) em constante pressão . Ao chegar na parte inferior do filtro, a água passa por um cano situado no meio deste em direção à parte de cima retornando ao ponto de origem e saindo também por cima por uma outra abertura.....neste cano pode haver filtragem uv ou não (opcional) e este tipo de filtro pode ainda contar com comandos de alavanca para levantar partículas internas e retrolavagem (limpeza automática sem a necessidade de abertura) . Indicado para lagos pequenos a médios . (até 10.000 litros) .
Clique na imagem para ampliá-la
Filtragem Biológica Para enterdermos o conceito de filtragem biológica, necessitamos primeiro entender o que é e como funciona o Ciclo do Nitrogênio que é o princípio básico deste tipo de filtragem . Resumidamente falando a sujeira transforma-se em amônia e amônio (NH3- e NH4+) .... a primeira forma chamamos não ionizada = amônia e à segunda, amônia ionizada = amônio . A amônia não ionizada = NH3-, é extremamente letal aos peixes e já oferece riscos em taxas acima de 0,05 ppm (ppm= partes por milhão) O ideal é que fique sempre zerada . Já a amônia ionizada (NH4+) não oferece maiores riscos quando em meio ácido, mas em meio alcalino a coisa muda de figura ... Estes dias eu conversava com o amigo Vladimir sobre isso, numa palestra que fazíamos para a equipe de vendas da Aquarium e ele conseguiu sintetizar o porque disso, de uma maneira muita clara e objetiva (como sempre) :
Citação:
" Como exemplo imediato: em pH neutro a ácido, o nitrogênio amoniacal aquoso só se apresenta na forma de íon amônio (NH4+), de toxidade menor para os peixes; já em pH básico (alcalino), parte desse nitrogênio amoniacal passa à forma não ionizada e muito mais tóxico (NH3-), porque nessa forma ele cruza membranas celulares livremente... (Vladimir Xavier Simões) "Desta forma, com o surgimento da amônia, aumentam também o n° de Nitrossomonas, que nada mais são do que "bactérias nitrificantes", aeróbicas, consideradas benéficas, pois convertem a amônia em Nitrito (NO2) . O Nitrito, por sua vez, também é um composto nitrogenado bastante tóxico aos peixes . Num sistema equilibrado deve estar sempre zerado, no entanto, sabemos que os peixes já são prejudicados em concentrações acima de 0,1 ppm . No entanto, da mesma forma que a Amônia, um segundo grupo de "bactérias denitrificantes = Nitrobacters ", também aeróbicas e consideradas benéficas, passando que transformam o Nitrito (NO2) em Nitrato (NO3) . o Nitrato (NO3) serve também de nutriente, assim como à própria amônia (por incrível que pareça)e outros compostos para as plantas aquáticas. O nitrato não é tão tóxico quanto a amônia e o nitrito, porém é cumulativo e deve ser observado e controladopara que não alcance valores em torno de 40 ppm (este valor é discutível entre alguns autores) . O Nitrato pode ser retirado da água pelas trocas parciais efetuadas , assim como é amplamente absorvido pelas plantas . Em lagos com altas concentrações de nitratos é comum o aparecimento de algas verdes tornando o lago uma verdadeira sopa de ervilhas . Percebemos aí a grande importância dos testes para todos aqueles que desejam ter um lago equilibrado . Recomendo (no mínimo) os testes de pH, kH, NH3 e NH4, Nitrito e Nitrato, bem como um desclorificante (condicionador de água) .





Um comentário:

jenifer disse...

Bom dia. Somos um grupo de alunas da Escola Secundária D.Afonso Henriques - Vila das aves (Portugal). No âmbito da disciplina de área de projecto pretendemos construir um lago. Vimos o seu site e gostamos muito da maneira como está construido. Serviu para esclarecer muitas dúvidas mas outras ficaram por esclarecer. Poderia dizer-nos se a lona impermeável se utiliza juntamente com o cimemto ou se são coisas separadas? obrigada, não sabemos se será necessário fornecer-lhe um mail para o qual possa responder ou não mas essa seria a nossa preferência. jenifermatos_14@hotmail.com
obrigada.